Quanto tempo as baratas vivem?

Quanto tempo as baratas vivem?

Você provavelmente já levou alguns sustos quando foi em algum cômodo da sua casa e havia uma barata lá, não é mesmo? Você também já deve ter percebido que essa situação é mais comum no verão, certo?

Pois é. A dificuldade de exterminar essas invasoras se dá por diversos motivos e um deles é a sua capacidade de se refugiar e sua alta capacidade de reprodução. Mas e por quanto tempo elas vivem?

Ciclo de vida das baratas

No Brasil, temos dois principais tipos que são a francesinha (Blatella germanica) e a barata-americana (Periplaneta americana). A francesinha, que costuma se alojar em cozinhas e despensas, vive em média 9 meses. Nesse período, ela põe ovos em torno de 5 vezes, em média de 30 a 50 ovos de cada vez. Já a barata-americana, que vive nos esgotos, aquela grande e cascuda, vive de 2 a 3 anos. Ela pode por os ovos de 10 a 20 vezes, colocando de 12 a 20 ovos em cada ooteca, que é uma cápsula em que elas depositam os seus ovos.

Baratas são especialistas em sobreviver

Além disso, as baratas sabem fugir de seus predadores como ninguém. A maioria das pessoas passou pela situação de tentar matar alguma barata com chineladas e acabou tendo um “trabalhão”, já que elas são muito rápidas e se enfiam em qualquer canto. Aposto que você se identificou com essa situação, não é mesmo?

Elas também acham alimento facilmente, pois comem qualquer coisa, literalmente: até mesmo lixos e cadáveres em decomposição. Outro aspecto importante, é que elas são capazes de desenvolver resistência aos inseticidas comuns. Por isso, a melhor forma de evitar uma infestação, é evitando a sua entrada.

Como evitar uma infestação de baratas?

Para evitar uma infestação, a melhor maneira é tomar medidas preventivas, para evitar a sua entrada:

  • Mantenha o ambiente limpo: baratas buscam alimento, então farelos podem ser atrativos para elas;
  • Mantenha o lixo em lixeira com tampa;
  • Vedar ralos de pia, tanques, de chão e bueiros;
  • Utilize vedações nas frestas de portas e janelas.

Com essas simples medidas, você diminui muito as chances de entrarem baratas e fazerem ninho na sua casa, trazendo uma infestação para dentro do local.

Tarde demais… já estou com uma infestação, e agora?

Se você já está com uma infestação difícil de controlar em sua casa, não hesite em pedir ajuda profissional. Esses animais incomodam, transmitem doenças e são difíceis de exterminar. Por isso, pode ser necessário realizar um trabalho bem elaborado e personalizado para acabar com as baratas.

A Unicontrol contribui há mais de 40 anos para o controle de pragas urbanas. Nossas unidades possuem licenciamento completo em todos os órgãos ambientais e nossas equipes são devidamente capacitadas através de um programa permanente de treinamentos técnicos e segurança do trabalho (incluindo as NRs pertinentes).

Para realizar um controle adequado de pragas, de forma que tenha um mínimo impacto nas demais formas de vida benéficas ao homem e à natureza, a Unicontrol oferece um programa de manejo integrado de pragas, que garante a segurança e o bem-estar nos ambientes controlados. Seja através do combate intensivo através de produtos químicos de diferentes tecnologias e ações, até o monitoramento e controle com géis e estações físicas, que permitem aplicações em ambientes sensíveis e sem que haja qualquer sujeira, odor ou resquícios, fazendo com que as pessoas não precisem sair do ambiente.

Possuímos diversos serviços domiciliares de controle de pragas para manter o conforto e a saúde da sua família em dia. Entre em contato e solicite um orçamento gratuito para sua casa, condomínio ou empresa. Disponibilizamos atendimento em todas as regiões do Brasil.

Perguntas frequentes sobre Baratas

Quais são os principais tipos de baratas encontradas no Brasil?

No Brasil, as principais espécies são a barata francesinha (Blattella germanica) e a barata americana (Periplaneta americana).

Qual é o ciclo de vida da barata francesinha?

A barata francesinha tem um ciclo de vida médio de 9 meses e pode colocar cerca de 5 ootecas durante sua vida, com cada ooteca contendo de 30 a 50 ovos.

E quanto à barata americana, qual é seu ciclo de vida?

A barata americana pode viver de 2 a 3 anos e é conhecida por depositar de 10 a 20 ootecas, cada uma com 12 a 20 ovos.

As baratas são difíceis de exterminar?

Sim, baratas são notórias por sua capacidade de sobrevivência, habilidade de se esconder em locais inacessíveis, e desenvolvimento de resistência a inseticidas comuns.

Como as baratas conseguem encontrar alimento?

Baratas são onívoras e podem consumir praticamente qualquer coisa, incluindo lixo e restos orgânicos, o que as torna altamente adaptáveis a diversos ambientes.

Quais estratégias as baratas utilizam para sobreviver?

Elas são rápidas, excelentes em se esconder e podem desenvolver resistência a inseticidas, além de serem capazes de se reproduzir rapidamente.

Como posso prevenir uma infestação de baratas?

Manter a limpeza, armazenar alimentos em recipientes fechados, eliminar fontes de água, vedar frestas e ralos, e utilizar lixeiras com tampa são medidas eficazes para prevenir infestações.

O que fazer se já estiver enfrentando uma infestação de baratas?

Em casos de infestação severa, é recomendável procurar serviços profissionais de controle de pragas, pois a eliminação de baratas pode requerer técnicas especializadas e uso de produtos específicos.

Quais métodos profissionais são utilizados para controlar baratas?

Métodos incluem o uso de iscas granuladas, gels, pulverizações e tratamentos específicos para atingir e eliminar colônias inteiras, muitas vezes em locais de difícil acesso.

A Unicontrol oferece soluções para controle de baratas?

Sim, a Unicontrol possui ampla experiência em controle de pragas urbanas e oferece soluções personalizadas e eficazes para eliminar baratas, utilizando métodos que respeitam o meio ambiente e garantem a segurança dos moradores.

5/5 - (1 vote)

Potó: O Besouro-de-Fogo e seus Perigos no Brasil

Se você já passeou em uma noite quente e úmida nas regiões tropicais do Brasil, pode ter notado um pequeno besouro de cor preta com manchas vermelhas ou alaranjadas em suas asas. Este é o besouro-potó, também conhecido como besouro-de-fogo, do gênero Paederus.

Leia mais »
Limpeza de estofado

5 Motivos para Higienizar Seu Estofado

Quando você se senta no seu sofá favorito, não está apenas relaxando; está compartilhando espaço com uma miríade de pequenos inquilinos. Os ácaros, esses seres microscópicos, têm uma vida agitada nos seus estofados. Vamos explorar de forma rápida, além da superfície e

Leia mais »
Desinfecção de áreas inundadas, Enchentes e Controle Pragas

Enchentes e Pragas: Riscos e Soluções

As enchentes, frequentemente desencadeadas por chuvas intensas e desequilíbrios climáticos, têm efeitos devastadores em várias frentes. Além dos danos materiais óbvios, como casas inundadas e infraestruturas danificadas, esses eventos

Leia mais »