Pombos são prejudiciais para a nossa saúde?

Pombos são prejudiciais para a nossa saúde?

É muito comum encontrarmos pombos nas regiões urbanas. Eles fazem seus ninhos em prédios altos, marquises, telhados, forros e caixas de ar-condicionados. A princípio são aves inofensivas, porém a sua proliferação pode trazer alguns problemas à nossa saúde.

Na natureza, os pombos se alimentam de insetos e frutas, porém na cidade, eles acabam buscando alimentos nos lixos e tendo contato com diversos agentes infecciosos, como fungos, bactérias e parasitas, o que faz com que eles se tornem hospedeiros e transmitam algumas doenças para os seres humanos.

Quais doenças os pombos podem transmitir ao ser humano?

Entre as diversas doenças que os pombos podem transmitir aos seres humanos, podemos destacar as principais:

  • Criptococose: doença provocada por fungos que vivem no solo, em frutas secas e cereais e nas árvores; é popularmente conhecida como “a doença do pombo”;
  • Salmonelose: doença infecciosa provocada por bactérias;
  • Meningite: inflamação das membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal;
  • Histoplasmose: doença provocada por fungos que se proliferam nas fezes de aves e morcegos. A contaminação ao homem ocorre pela inalação dos esporos (células reprodutoras do fungo);
  • Ornitose: doença infecciosa provocada por bactérias. A contaminação ao homem ocorre pelo contato com aves portadoras da bactéria ou com seus dejetos.

Como podemos observar, algumas doenças são transmitidas em contato direto com os animais, mas a grande maioria se dá pelo contato com seus dejetos.

O que fazer com uma infestação de pombos?

Como dificilmente são caçados por outros animais, sua população cresce muito rápido e o aumento de sua quantidade torna-se um grave problema. Além disso, pombos são animais protegidos por lei, pois possuem um importante papel na natureza. Isso significa que eles não podem ser mortos na tentativa de evitar ou acabar com uma infestação. Porém, podem ser utilizados diversos métodos de repelência, vedação e remoção. Para isso busque ajude de uma empresa especializada!

A Unicontrol oferece aos clientes todas estas metodologias, possuindo grande experiência no manejo correto e eficiente de pombos e morcegos, seja em indústrias, residências ou unidades de armazenagem, realizando os procedimentos dentro dos padrões legais estabelecidos por IBAMA, ANVISA, Ministério Público e demais órgãos fiscalizadores.

No controle de pombos, a Unicontrol oferece a tecnologia exclusiva LH-120, o sistema de repelência mais moderno do mercado.

Garanta a segurança da sua família ou de seus funcionários. Entre em contato e solicite um orçamento! Atendemos em todas as regiões do Brasil.

Perguntas frequentes sobre pombos

Por que os pombos são considerados prejudiciais à saúde?

Os pombos podem transmitir diversas doenças para os seres humanos através do contato com seus dejetos, que podem conter fungos, bactérias e parasitas.

Quais são as principais doenças transmitidas por pombos?

As principais doenças incluem criptococose, salmonelose, meningite, histoplasmose e ornitose, todas elas podendo causar graves problemas de saúde.

Como os pombos transmitem doenças para os seres humanos?

A maioria das doenças é transmitida pelo contato com os dejetos dos pombos, que podem conter esporos de fungos ou bactérias infecciosas.

Onde os pombos costumam fazer seus ninhos?

Os pombos geralmente fazem seus ninhos em locais altos e protegidos, como telhados, forros, marquises e caixas de ar-condicionado.

Os pombos podem ser mortos para controle de infestação?

Não, pombos são protegidos por lei devido à sua importância ecológica. Métodos de controle devem focar na repelência, vedação e remoção, realizados por profissionais especializados.

Quais métodos são recomendados para controlar a infestação de pombos?

Métodos eficazes incluem o uso de repelentes, vedação de locais de entrada e remoção dos pombos de forma segura e legal, conforme as regulamentações.

Como a Unicontrol realiza o Controle de Pombos?

A Unicontrol utiliza tecnologias modernas e seguras, como o sistema de repelência LH120, além de seguir padrões legais estabelecidos por órgãos como IBAMA e ANVISA.

Quais são os benefícios de contratar uma empresa especializada para controle de pombos?

Profissionais especializados garantem a remoção eficaz e segura dos pombos, utilizando métodos que não prejudicam os animais e estão em conformidade com a legislação ambiental.

O que fazer se identificar uma infestação de pombos?

Entre em contato com a Unicontrol, empresa de controle de pragas especializada para uma avaliação e aplicação de métodos eficazes de controle e prevenção.

Como posso solicitar os serviços da Unicontrol para controle de pombos?

Entre em contato com a Unicontrol para solicitar um orçamento. A empresa oferece serviços de controle de pombos em todas as regiões do Brasil, com ampla experiência e tecnologia de ponta.

5/5 - (2 votes)

Potó: O Besouro-de-Fogo e seus Perigos no Brasil

Se você já passeou em uma noite quente e úmida nas regiões tropicais do Brasil, pode ter notado um pequeno besouro de cor preta com manchas vermelhas ou alaranjadas em suas asas. Este é o besouro-potó, também conhecido como besouro-de-fogo, do gênero Paederus.

Leia mais »
Limpeza de estofado

5 Motivos para Higienizar Seu Estofado

Quando você se senta no seu sofá favorito, não está apenas relaxando; está compartilhando espaço com uma miríade de pequenos inquilinos. Os ácaros, esses seres microscópicos, têm uma vida agitada nos seus estofados. Vamos explorar de forma rápida, além da superfície e

Leia mais »
Desinfecção de áreas inundadas, Enchentes e Controle Pragas

Enchentes e Pragas: Riscos e Soluções

As enchentes, frequentemente desencadeadas por chuvas intensas e desequilíbrios climáticos, têm efeitos devastadores em várias frentes. Além dos danos materiais óbvios, como casas inundadas e infraestruturas danificadas, esses eventos

Leia mais »