Formigas infestaram meu restaurante, e agora?

Formigas infestaram meu restaurante, e agora?

Qualquer estabelecimento do setor alimentício deve, por lei, manter uma rotina de controle de pragas para se adequar aos requisitos necessários e poder continuar atuando na área.

Esse controle é importante, já que alimentos e bebidas contaminados podem causar diversas doenças aos seus consumidores e muitas delas podem ser graves.

Cada tipo de estabelecimento desse setor poderá ter regras diferentes, que envolvem desde o transporte, manuseio, armazenamento, mas de forma geral, todos devem realizar o controle de pragas no mínimo a cada seis meses, ou antes, caso haja alguma infestação.

Por isso, ao identificar uma infestação, seja qual for, é necessário tomar uma atitude para eliminar esses animais e evitar seu retorno logo em seguida. Com as formigas, isso não é diferente. Por ser comum encontrar esse inseto, muitas vezes negligenciamos sua presença e temos em mente que são inofensivos, mas na verdade elas também podem trazer muitos prejuízos dentro de um restaurante ou estabelecimento comercial do ramo alimentício.

FORMIGAS TAMBÉM TRANSMITEM DOENÇAS

Sempre ressaltamos a necessidade de evitar infestações de pragas em locais de convivência dos humanos, principalmente relacionados à alimentação devido ao risco de transmissão de doenças.

As formigas procuram água e alimento e conseguem encontrar abrigo em locais inusitados devido ao seu tamanho. Por isso, elas geralmente infestam cozinhas e despensas, e os donos de restaurantes devem ficar atentos.

Elas transmitem diversas doenças, como gripe, tuberculose, verminoses e até lepra, além de intoxicações alimentares, vômito e diarréia, já que andam por fezes, feridas, animais em decomposição e lixo. Isso faz com que elas carreguem e transmitam diversos fungos e bactérias que trazem riscos à nossa saúde. Por isso é preciso mantê-las longe do seu restaurante.

REPUTAÇÃO EM JOGO

A infestação de formigas também pode colocar a reputação do seu estabelecimento em jogo, afinal quem quer comer em um local infestado de insetos?

Isso pode trazer a ideia de sujeira e ainda de que outras pragas fazem morada ali, deixando os clientes com receio de voltar e comer alimentos contaminados.

PREJUÍZOS FINANCEIROS

As formigas também causam prejuízos financeiros, já que podem inutilizar muitos alimentos e bebidas, além de problemas com a Vigilância Sanitária, que pode multar ou até mesmo fechar o estabelecimento caso não haja um controle de pragas eficiente no local.

Por isso, contrate uma empresa de confiança para manter as pragas longe de seu restaurante!

A Unicontrol há mais de 40 anos vem contribuindo para o controle de pragas urbanas. Nossas unidades possuem licenciamento completo em todos os órgãos ambientais e nossas equipes são devidamente capacitadas através de um programa permanente de treinamentos técnicos e segurança do trabalho (incluindo as NRs pertinentes).

Possuímos diversos serviços para o controle de pragas no seu estabelecimento. Preze pelo conforto e segurança de seus clientes e funcionários. Entre em contato e solicite um orçamento gratuito para sua casa, condomínio ou empresa. Disponibilizamos atendimento em todas as regiões do Brasil.

Avalie

Potó: O Besouro-de-Fogo e seus Perigos no Brasil

Se você já passeou em uma noite quente e úmida nas regiões tropicais do Brasil, pode ter notado um pequeno besouro de cor preta com manchas vermelhas ou alaranjadas em suas asas. Este é o besouro-potó, também conhecido como besouro-de-fogo, do gênero Paederus.

Leia mais »
Limpeza de estofado

5 Motivos para Higienizar Seu Estofado

Quando você se senta no seu sofá favorito, não está apenas relaxando; está compartilhando espaço com uma miríade de pequenos inquilinos. Os ácaros, esses seres microscópicos, têm uma vida agitada nos seus estofados. Vamos explorar de forma rápida, além da superfície e

Leia mais »
Desinfecção de áreas inundadas, Enchentes e Controle Pragas

Enchentes e Pragas: Riscos e Soluções

As enchentes, frequentemente desencadeadas por chuvas intensas e desequilíbrios climáticos, têm efeitos devastadores em várias frentes. Além dos danos materiais óbvios, como casas inundadas e infraestruturas danificadas, esses eventos

Leia mais »