Escorpiões: Praga se aproxima cada vez mais das regiões urbanas

Escorpiões Praga se aproxima cada vez mais das regiões urbanas

Cada vez mais, vemos um crescimento do aparecimento de escorpiões nas regiões urbanas. A cada ano são registradas mais cidades com infestação de escorpiões e mais pessoas buscando ajuda em hospitais por terem sido picadas por essa praga. Em 2018, o Ministério da Saúde registrou 141 mil casos em todo o país.

No Brasil, existem 185 espécies de escorpiões, sendo quatro delas consideradas perigosas e uma delas o famoso Escorpião Amarelo.

Os escorpiões têm conseguido se adaptar facilmente à vida urbana. Isso se dá, pois cada vez mais regiões são desmatadas e queimadas, fazendo com que eles busquem abrigo em outros locais. Logo encontram muitos locais para se abrigar em meio a construções, frestas residenciais e ambientes com lixo acumulado.

Além disso, eles se reproduzem facilmente. Algumas espécies, como o famoso escorpião amarelo, só possuem fêmeas e elas são capazes de gerar até 160 filhotes durante a sua vida, que dura em torno de 4 anos.

Outros fatores que contribuem para essa mudança no habitat dos escorpiões, são as mudanças climáticas, que favorecem sua proliferação em regiões quentes e úmidas e a oferta do seu principal alimento, que é grande nas regiões urbanas: baratas.

ACIDENTES COM ESCORPIÕES

Os acidentes com escorpiões costumam ocorrer com mais frequência na primavera e no verão, com a proliferação, devido ao seu período de reprodução. Eles podem ser leves, moderados ou graves.

Nos casos mais leves, ocorre dor e dormência local. O tratamento é feito com anestésico local e remédios para os sintomas.

Nos casos moderados, a dor pode ser mais intensa e geralmente associada a outros sintomas como náuseas e vômitos, taquicardia, sudorese e salivação. É necessário o uso de soro antiescorpiônico e cuidados com os sinais vitais.

Em casos graves, os sintomas citados anteriormente aparecem com mais intensidade, podendo ainda causar convulsão, coma, insuficiência cardíaca e até à morte. O tratamento é feito com maiores doses do soro antiescorpiônico e demais cuidados hospitalares.

O QUE FAZER AO ENCONTRAR UM ESCORPIÃO?

Ao se deparar com um escorpião, é preciso tomar cuidado. Evite pegá-lo com as mãos e tenha cuidado se for matá-lo para não levar uma picada. O ideal, se possível, é colocar o animal dentro de um vidro e notificar a Vigilância Sanitária ou órgão responsável na sua região.

O QUE FAZER EM CASO DE ACIDENTE?

Evite ingerir qualquer coisa após a picada e não coloque gelo no local. Segundo Denise Cândido, bióloga do Instituto Butantan, o primeiro passo é lavar a região com água e sabão.

Para ajudar com o alívio da dor, pode ser colocado compressa de água morna e é necessário buscar ajuda médica imediatamente, onde o paciente será examinado e encaminhado para alguma unidade de saúde que tenha soro antiescorpiônico.

PROCURE AJUDA ESPECIALIZADA

Ao identificar que há uma infestação de escorpiões na sua residência, condomínio ou empresa, busque ajuda o mais rápido possível para evitar acidentes com seus familiares e funcionários.

Entre em contato e faça um orçamento. Para cada situação, há uma solução. A Unicontrol contribui há mais de 40 anos para o controle de pragas urbanas. Atua em todo o Brasil.

Nossas unidades possuem licenciamento completo em todos os órgãos ambientais e nossas equipes são devidamente capacitadas através de um programa permanente de treinamentos técnicos e segurança do trabalho (incluindo as NRs pertinentes). Levamos aos clientes as melhores tecnologias do setor, incluindo apps, sistemas, produtos e equipamentos de ponta, oferecendo, assim, um pacote completo, competitivo e diferenciado de serviços para residências, empresas e indústrias de todos os portes (inclusive empresas agrícolas e produtores de grãos).

Avalie

Potó: O Besouro-de-Fogo e seus Perigos no Brasil

Se você já passeou em uma noite quente e úmida nas regiões tropicais do Brasil, pode ter notado um pequeno besouro de cor preta com manchas vermelhas ou alaranjadas em suas asas. Este é o besouro-potó, também conhecido como besouro-de-fogo, do gênero Paederus.

Leia mais »
Limpeza de estofado

5 Motivos para Higienizar Seu Estofado

Quando você se senta no seu sofá favorito, não está apenas relaxando; está compartilhando espaço com uma miríade de pequenos inquilinos. Os ácaros, esses seres microscópicos, têm uma vida agitada nos seus estofados. Vamos explorar de forma rápida, além da superfície e

Leia mais »
Desinfecção de áreas inundadas, Enchentes e Controle Pragas

Enchentes e Pragas: Riscos e Soluções

As enchentes, frequentemente desencadeadas por chuvas intensas e desequilíbrios climáticos, têm efeitos devastadores em várias frentes. Além dos danos materiais óbvios, como casas inundadas e infraestruturas danificadas, esses eventos

Leia mais »