Escorpião morto ainda tem veneno?

Escorpião morto ainda tem veneno Unicontrol

Uma dúvida que muita gente tem: escorpião morto ainda tem veneno? Aquela ideia de que mesmo depois de morto, o bicho pode te dar uma picada venenosa ainda assombra muita gente. Mas será que isso é verdade mesmo? Vamos desvendar esse mistério e entender o que rola com o veneno dessa praga depois que morrem. Antes de revelar qualquer informação sobre isso, vou te explicar como funciona o seu veneno.

COMO FUNCIONA O VENENO DO ESCORPIÃO?

Os escorpiões formam o grupo dos aracnídeos, eles chegaram à marca de 1. 2 milhões de vítimas por ano. No Brasil, a espécie que mais causa acidentes é a Tytus serrulatos, mais conhecida como escorpião amarelo, esta espécie só possui fêmeas.

O que acontece é que muitas das vítimas, associam o veneno a ação neurotoxina dele, mas esquecem de um detalhe bem importante. Este veneno, tem diversas outras ações em nosso organismo como sistema, a picada do escorpião é muito dolorosa, o que causa uma inflamação local deixando o corpo da vítima inflamado. Foi aí que alguns pesquisadores, chegaram à conclusão que a ação do veneno está ligada muito ao sistema imunológico da sua vítima.

Com um sistema imunológico comprometido ou em pleno desenvolvimento (no caso de crianças), o escorpião ao introduzir o veneno, nosso sistema imunológico entra em ação, e aquelas pessoas que não possuem um sistema ativo e saudável, estão mais propensas a desencadearem uma cascata inflamatória mais agressiva, e se não tratada a tempo pode levar à morte do indivíduo.

AGORA, O ESCORPIÃO ESTÁ MORTO, SERÁ QUE ELE PODE ME ATINGIR?

A resposta é não. Ele precisa introduzir o veneno na vítima, para que este veneno possa entrar no seu sistema. Mas, o veneno fica depositado no último segmento da cauda, o telson. É nessa ponta onde ficam as duas glândulas que produzem e armazenam o veneno. Então, mesmo após morto ele possui veneno, tanto que os chineses ao consumirem este animal, retiram, o último segmento, ou acabam fritando animal, a fim de quebrarem as estruturas das proteínas que formam o veneno e desativarem o mesmo. Fique atento!

AO SE DEPARAR COM UM ESCORPIÃO, CHAME UMA EMPRESA ESPECIALIZADA!

Encontrou um escorpião? Chame a Unicontrol. Uma empresa que se destaca com mais de 40 anos de experiência no mercado de controle de pragas. Diante da complexidade e riscos associados aos escorpiões, é crucial buscar a assistência de profissionais especializados, que dispõem dos conhecimentos e dos produtos específicos necessários para realizar um controle eficaz. Priorizar a segurança e o bem-estar da sua residência é fundamental, e a Unicontrol oferece a assistência necessária para lidar com essas situações, prevenindo potenciais acidentes e promovendo um ambiente seguro e livre de riscos para você e sua família.

Avalie

Potó: O Besouro-de-Fogo e seus Perigos no Brasil

Se você já passeou em uma noite quente e úmida nas regiões tropicais do Brasil, pode ter notado um pequeno besouro de cor preta com manchas vermelhas ou alaranjadas em suas asas. Este é o besouro-potó, também conhecido como besouro-de-fogo, do gênero Paederus.

Leia mais »
Limpeza de estofado

5 Motivos para Higienizar Seu Estofado

Quando você se senta no seu sofá favorito, não está apenas relaxando; está compartilhando espaço com uma miríade de pequenos inquilinos. Os ácaros, esses seres microscópicos, têm uma vida agitada nos seus estofados. Vamos explorar de forma rápida, além da superfície e

Leia mais »
Desinfecção de áreas inundadas, Enchentes e Controle Pragas

Enchentes e Pragas: Riscos e Soluções

As enchentes, frequentemente desencadeadas por chuvas intensas e desequilíbrios climáticos, têm efeitos devastadores em várias frentes. Além dos danos materiais óbvios, como casas inundadas e infraestruturas danificadas, esses eventos

Leia mais »