Doenças Transmitidas por Insetos

Doenças Transmitidas por Insetos

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR FORMIGAS

Elas têm grande capacidade de veiculação de certos microrganismos por fazerem relações parasitárias e mutualísticas com vegetais, animais, bactérias e fungos.

As formigas passam por diversos lugares nada legais. Como fezes, feridas, animais em decomposição e lixo.

Ignorar a presença delas no alimento perigoso. Como elas andam nesses locais, carregam micro-organismos patogênicos, como vírus, bactérias e fungos. Uma formiguinha pode causar doenças, como gripe, tuberculose, verminoses e até lepra, além de intoxicações alimentares, vômito e diarréia.

Estudos microbiológicos realizados em formigas coletadas em ambientes hospitalares brasileiros de pequeno, médio e grande porte detectaram a presença de várias bactérias e fungos, como Bacillus spp., Candida sp., Enterobacter sp., Enterococcus sp.,Pseudomonas aeruginosa, Serratia sp., Staphylococcus aureus, Staphylococcus sp., Streptococcus viridans, incluindo cepas multirresistentes de Acinetobacter sp., Klebsiella sp. e Streptococcus sp.

Dificilmente alguém come um alimento que sabe que passou uma barata e quando o assunto é formiga, a maioria das pessoas ignora.

Porém as formigas trazem um risco igual ou até maior que as baratas, uma vez que quando uma barata morre, quem faz o trabalho de recolher os restos mortais dela, são as formigas.

Uma dissertação de Mestrado da USP mostrou em seus resultados que a presença de Salmonella aureus e de enterobactérias provenientes de amostras de formigas sugerem que estes insetos podem ser importantes vetores de microrganismos de relevância e que interfiram na higidez dos alimentos.

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR MOSCAS

A mosca doméstica (Musca domestica) e a mosca varejeira (Chrysomya megacephala) carregam, cada uma, mais de 300 tipos de bactérias, mostra umestudo feito por pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia (PennState University), nos Estados Unidos. Muitas dessas bactérias são causadoras de doenças que afetam os seres humanos, incluindo infecções no estômago, intoxicações e até pneumonia.

Os micróbios se concentram nas pernas e nas asas dos insetos e se espalham pelo ambiente, por exemplo, cada vez que a mosca pousa sobre a comida. Cada movimento dos insetos pode espalhar as bactérias, afirmam os especialistas.

Durante seus voos, eles acabam se alimentando de tudo que é tipo de detrito. Restos como fezes, animais mortos e matéria orgânica em decomposição estão recheados de micróbios, que ficam grudados em suas patas e podem se desprender na próxima aterrizagem. Uma mosca doméstica, por exemplo, pode carregar até 351 bactérias diferentes.

Existem várias doenças causadas e transmitidas pelas moscas, tais como, conjuntivite bacteriana, febre tifoide, lepra, infecções, cólera, peste bubônica, tuberculose, diarreia, erisipela, entre outras.

Mas uma outra doença causada pelas moscas é a miíase humana, que pode ser do tipo berne ou bicheira, que acontecem após a deposição de ovos que se transformam em larvas, que se alimentam dos tecidos, de uma ferida, por exemplo.

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR BARATAS

As baratas apresentam um risco significativo para a segurança de alimentos devido à sua capacidade de se propagar e espalhar doenças. Elas contaminam alimentos e superfícies de manuseio de alimentos por meio de seus excrementos ou transferência mecânica de seus corpos.

À esquerda, temos baratas alemãs em uma placa de petri.
À direita, estão as colônias de E. coli transmitidas pelas baratas.

DOENCAS TRANSMITIDAS POR BARATAS
  • Salmonelose: A contaminação alimentar por salmonella causa diarréia, febre e cólicas abdominais dentro de 12 a 72 horas. Os sintomas geralmente são leves, mas podem ser graves, especialmente para pessoas com sistema imunológico comprometido.
  • Infecções por staphylococcus: Essa doença gastrointestinal se desenvolve logo após o alimento ser consumido e geralmente dura cerca de um dia. As toxinas são resistentes ao calor, por isso não são destruídas pelo cozimento.
  • Escherichia coli (E. coli): Essa bactéria normalmente vive no intestino de pessoas e animais e alguns tipos podem causar doenças como diarréia.
  • Febre tifoide: Essa doença é causada pela Salmonella typhi. Quando um alimento contaminado é consumido, as bactérias se multiplicam e se espalham pela corrente sanguínea.
  • Gastroenterite: Inflamação do estômago e dos intestinos delgado e grosso, geralmente levando a vômitos ou diarréia. As pessoas podem se infectar com qualquer um destes, comendo ou bebendo um alimento ou bebida contaminados. As baratas também podem desencadear ataques de asma e outras alergias.
Avalie

Potó: O Besouro-de-Fogo e seus Perigos no Brasil

Se você já passeou em uma noite quente e úmida nas regiões tropicais do Brasil, pode ter notado um pequeno besouro de cor preta com manchas vermelhas ou alaranjadas em suas asas. Este é o besouro-potó, também conhecido como besouro-de-fogo, do gênero Paederus.

Leia mais »
Limpeza de estofado

5 Motivos para Higienizar Seu Estofado

Quando você se senta no seu sofá favorito, não está apenas relaxando; está compartilhando espaço com uma miríade de pequenos inquilinos. Os ácaros, esses seres microscópicos, têm uma vida agitada nos seus estofados. Vamos explorar de forma rápida, além da superfície e

Leia mais »
Desinfecção de áreas inundadas, Enchentes e Controle Pragas

Enchentes e Pragas: Riscos e Soluções

As enchentes, frequentemente desencadeadas por chuvas intensas e desequilíbrios climáticos, têm efeitos devastadores em várias frentes. Além dos danos materiais óbvios, como casas inundadas e infraestruturas danificadas, esses eventos

Leia mais »