Solicite Orçamento

Clique para Solicitar

Dengue como prevenir através da Limpeza de Caixa d’Água

Dengue como prevenir através da Limpeza de Caixa d'Água

Você sabia que 42% dos criadouros do mosquito-da-dengue estão em depósitos de água para consumo humano? Uma vez que o mosquito proliferador da dengue gosta de água parada para procriar, as caixas d’água se tornam um ambiente favorável.

Além de garantir a segurança, a qualidade da água consumida e prevenir o surgimento de bactérias e protozoários prejudiciais à saúde, a limpeza de reservatório também previne a proliferação do mosquito-da-dengue.

A recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é de que a limpeza de caixa d’água deve sempre ser feita a cada 6 meses, especialmente em prédios coletivos, como hotéis, hospitais, escolas, condomínios, shopping centers e outros.

Porém, é importante ressaltar que a limpeza não é o único ponto fundamental. Também é necessário o cuidado com a potabilidade da água, realizando a análise e garantindo que ela está própria para consumo.

Algumas recomendações, quando seguidas regularmente, mostram eficiência no combate ao mosquito-da-dengue, como:

  1. Manter a caixa d’água sempre fechada;
  2. Instalar telas ou filtros nas aberturas de entrada e saída de água da caixa d’água para impedir a entrada de mosquitos e a saída de larvas;
  3. Fazer inspeções regulares, verificando periodicamente a tampa da caixa d’água em busca de rachaduras, buracos ou outros danos que possam permitir a entrada de mosquitos;
  4. Realizar a limpeza pelo menos a cada seis meses para remover sujeira, detritos, algas e outros materiais que possam servir de criadouro para os mosquitos;
  5. Manter a água armazenada na caixa d’água sempre limpa e clorada, o que ajuda a eliminar as larvas do mosquito-da-dengue e impede sua reprodução;
  6. Evitar o acúmulo de água em volta da caixa, pois isso pode atrair mosquitos. Mantenha a área ao redor do reservatório sempre limpo e seco.

Em áreas onde há maior incidência de dengue, pode ser necessário limpar em intervalos menores, como a cada três meses.

As vantagens em contratar o serviço de limpeza de caixa d’água:

  • Uso de produtos adequados e sem riscos para a água;
  • Conhecimento técnico e certificação dos profissionais da empresa;
  • Precisão na realização de cada etapa do serviço;
  • Garantia de prevenção contra doenças e pragas;
  • Fiscalização do local e de outros detalhes que influenciam na limpeza;
  • A recomendação é que se busque um serviço especializado para realizar a limpeza, pois em muitos; casos, às caixas-d’água estão em local de difícil acesso ou com risco de queda.

Dica: como checar se há larvas do mosquito na caixa d’água?

  • Inspeção visual: abra a tampa da caixa d’água com cuidado e use uma lanterna para iluminar o interior. Procure por qualquer sinal de larvas na superfície da água. Elas geralmente são pequenas e têm movimentos distintos na água;
  • Use uma peneira ou filtro: se não conseguir ver as larvas diretamente, pode ser útil utilizar uma peneira ou filtro de malha fina para retirar uma pequena amostra da água. Examine-a cuidadosamente em um recipiente transparente para ver se há larvas presentes;
  • Faça inspeções regulares: realize verificações periódicas na caixa d’água a fim de garantir que não haja larvas no local.

É importante ressaltar que caso a limpeza seja realizada pela Unicontrol, fornecemos um certificado de limpeza, sendo datado, apresentando o número de reservatórios, litragem e demais informações sobre o serviço.

Além de possuirmos uma área de segurança de ponta, toda nossa equipe operacional é capacitada conforme as NR’s 33 (trabalho em espaço confinado) e 35 (trabalho em altura). Complementando o serviço de limpeza e desinfecção, a Unicontrol também oferece serviços de análise microbiológica e físico-química da água de seus clientes, atendendo a todas as exigências legais e permitindo um controle efetivo das condições sanitárias deste bem essencial e garantindo assim, a qualidade da sua água, bem como a saúde da sua família, clientes e/ou funcionários.

Leia mais sobre: Água e reservatórios
4 Motivos para você fazer a limpeza do reservatório de água regularmente

Perguntas frequentes sobre prevenção da dengue através da Limpeza de Caixa d’Água

Por que a limpeza de caixa d’água é importante para prevenir a dengue?

A limpeza regular de caixas d’água impede a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, que se reproduz em água parada.

Qual a frequência recomendada para a limpeza de caixa d’água?

A ANVISA recomenda que a limpeza de caixa d’água seja feita a cada seis meses, especialmente em prédios coletivos como hotéis, hospitais, escolas e condomínios.

O que devo fazer para manter a caixa d’água protegida entre as limpezas?

Mantenha a caixa d’água sempre fechada, instale telas ou filtros nas aberturas, faça inspeções regulares para verificar possíveis rachaduras ou danos e mantenha a água limpa e clorada.

Como posso verificar a presença de larvas de mosquito na caixa d’água?

Abra a tampa da caixa d’água com cuidado e use uma lanterna para inspecionar visualmente. Você também pode usar uma peneira para retirar uma amostra de água e verificar em um recipiente transparente.

Quais são os riscos de não realizar a limpeza regular da caixa d’água?

Além de favorecer a proliferação de mosquitos, a falta de limpeza pode comprometer a qualidade da água, permitindo o surgimento de bactérias e protozoários prejudiciais à saúde.

Quais são as vantagens de contratar um serviço profissional para a limpeza de caixa d’água?

Profissionais utilizam produtos adequados, têm conhecimento técnico e certificação, garantem precisão na execução do serviço e previnem doenças e pragas de maneira segura.

O que inclui o serviço de limpeza de caixa d’água da Unicontrol?

A Unicontrol realiza a limpeza e desinfecção completa, fornece certificado de limpeza e realiza análises microbiológicas e físico-químicas da água, atendendo a todas as exigências legais.

Como manter a área ao redor da caixa d’água limpa e seca?

Evite o acúmulo de água ao redor da caixa d’água e mantenha a área sempre limpa e seca para evitar atrair mosquitos.

Quais cuidados adicionais devo ter em áreas com alta incidência de dengue?

Em áreas com alta incidência de dengue, pode ser necessário realizar a limpeza da caixa d’água em intervalos menores, como a cada três meses.

Como posso solicitar os serviços de limpeza de caixa d’água da Unicontrol?

Entre em contato com a Unicontrol para obter uma avaliação gratuita e personalizada. A empresa oferece serviços de controle de pragas e limpeza de caixa d’água em todo o Brasil, com mais de 40 anos de experiência no mercado.

5/5 - (1 vote)

Enchentes e Pragas: Riscos e Soluções

As enchentes, frequentemente desencadeadas por chuvas intensas e desequilíbrios climáticos, têm efeitos devastadores em várias frentes. Além dos danos materiais óbvios, como casas inundadas e infraestruturas danificadas, esses eventos

Leia mais »