Adeus, cupins!

Adeus, cupins Unicontrol

Com chegada da estação mais quente do ano, começam a aparecer os primeiros sinais desses Isópteros, como são chamados na Entomologia, ciência que estuda os insetos.

São assim classificados em função dos dois pares de asas exatamete iguais que possuem. Isso mesmo, os cupins em sua fase reprodutiva são alados, têm asas!

Por falar em asas, são elas um dos primeiros sinais da sua presença, especialmente em noites quentes e úmidas e ao redor de luminárias, pois são muito atraídos pela luz.

Você sabe por que isso acontece? Isso ocorre devido ao fenômeno conhecido como revoada.

A revoada é conhecida pelo público em geral, principalmente na primavera e no verão (no início da estação das chuvas) quando há verdadeiras “nuvens” de cupins (então chamados de siriris ou aleluias) voando em torno de pontos luminosos.

Este fenômeno é essencialmente sazonal, relacionado com as variações climáticas da região, principalmente calor e umidade relativa do ar.

Outros fatores ambientais também podem influenciar, tais como, a época (ou a hora) da revoada, como luz, vento, pressão atmosférica, condições elétricas da atmosfera, entre outros.

É difícil saber a real influência destes últimos fatores, por serem facilmente mascarados pelos mais óbvios.

Há espécies que voam à tardinha, outras à noite, etc. Geralmente, colônias da mesma espécie em um mesmo lugar revoam no mesmo dia e hora. Pode ocorrer êxodo de alados durante vários dias seguidos.

É durante a revoada que os pares se formam ou no vôo (vôo nupcial) ou no solo.

Já no solo, ocorre a perda das asas e o par inicia um comportamento chamado de “tandem”, quando um segue o outro tocando-o no final do abdome, com antenas e palpos.

O casal começa então a procurar um local favorável (que depende da espécie em questão), para iniciar uma nova colônia. Aí estabelecidos, ocorre a primeira cópula.

O casal deverá ficar junto até o final da vida, mas pode ocorrer substituição, em caso de morte de um deles.

E adivinha onde os cupins procuram o local para instalação de uma nova colônia?

No seu piso, portas e móveis de madeira!

Portanto, esteja sempre atento para que estes insetos não acabem com o seu patrimônio, uma vez que a infestação pode chegar ao ponto de condenar o seu móvel ao lixo, não havendo mais como reverter os estragos feitos.

Avalie

Potó: O Besouro-de-Fogo e seus Perigos no Brasil

Se você já passeou em uma noite quente e úmida nas regiões tropicais do Brasil, pode ter notado um pequeno besouro de cor preta com manchas vermelhas ou alaranjadas em suas asas. Este é o besouro-potó, também conhecido como besouro-de-fogo, do gênero Paederus.

Leia mais »
Limpeza de estofado

5 Motivos para Higienizar Seu Estofado

Quando você se senta no seu sofá favorito, não está apenas relaxando; está compartilhando espaço com uma miríade de pequenos inquilinos. Os ácaros, esses seres microscópicos, têm uma vida agitada nos seus estofados. Vamos explorar de forma rápida, além da superfície e

Leia mais »
Desinfecção de áreas inundadas, Enchentes e Controle Pragas

Enchentes e Pragas: Riscos e Soluções

As enchentes, frequentemente desencadeadas por chuvas intensas e desequilíbrios climáticos, têm efeitos devastadores em várias frentes. Além dos danos materiais óbvios, como casas inundadas e infraestruturas danificadas, esses eventos

Leia mais »