Por que as infecções respiratórias aumentam com o frio do inverno?

Por que as infecções respiratórias aumentam com o frio do inverno

Todos os anos, com a chegada do frio, começamos a ver o aumento de casos de infecções respiratórias, como rinite, sinusite, bronquite, asma, pneumonias, covid… a lista é grande. Ficamos doentes com mais frequência, começam as notícias das emergências lotadas, falta de leitos para internação, falta de medicamentos nas farmácias e por aí vai. Muitas vezes, se instala um caos na área do cuidado com a saúde.

AMBIENTE FECHADOS E MUDANÇAS NA TEMPERATURA E UMIDADE RELATIVA DO AR SÃO PRINCIPAIS FATORES

Com o frio, costumamos ficar mais aglomerados e em ambientes fechados e com pouca ventilação. Isso ajuda a aumentar a transmissão de microrganismos causadores de doenças respiratórias, já que eles circulam com mais facilidade.

As alterações na umidade relativa do ar e na temperatura podem interferir tanto diretamente na nossa saúde, fazendo com que nossa imunidade enfraqueça, quanto na proliferação de vírus, fungos e bactérias que podem causar ou piorar as doenças do trato respiratório.

O QUE FAZER PARA SE PREVENIR?

Podemos manter alguns hábitos que podem ajudar a prevenir essas doenças, cuidando da nossa imunidade com alimentação balanceada, manter a hidratação, descansar e realizar atividades físicas, buscando reduzir o estresse. Cuidar da higiene também é importante: lavar sempre as mãos e utilizar álcool em gel, além da lavagem nasal diária com soro fisiológico.

Também sempre que possível, evite aglomerações e procure usar máscara quando estiver em ambientes muito cheios.

CUIDE DO AMBIENTE

Também contaminamos o ambiente por onde passamos e por isso, é importante manter uma limpeza adequada dos locais, principalmente onde há grande circulação de pessoas. Os microrganismos podem sobreviver por um período ainda nas maçanetas, mesas, papéis e objetos que são tocados pelas pessoas, o que contribui para sua disseminação.

AJUDA PROFISSIONAL PARA CONTER CONTAMINAÇÕES

Contrate uma desinfecção profissional: tanto para residências quanto para ambientes profissionais, a desinfecção elimina vírus, bactérias e fungos que estão presentes no ambiente, evitando que eles possam trazer doenças para as pessoas que moram ou trabalham naquele local.

A desinfecção Unicontrol elimina vírus, fungos e bactérias causadores de doenças respiratórias, trazendo um ambiente mais seguro e protegido para quem você ama! A Unicontrol há mais de 40 anos busca soluções para o conforto e segurança da sua família. Solicite um orçamento.

5/5 - (2 votes)

Potó: O Besouro-de-Fogo e seus Perigos no Brasil

Se você já passeou em uma noite quente e úmida nas regiões tropicais do Brasil, pode ter notado um pequeno besouro de cor preta com manchas vermelhas ou alaranjadas em suas asas. Este é o besouro-potó, também conhecido como besouro-de-fogo, do gênero Paederus.

Leia mais »
Limpeza de estofado

5 Motivos para Higienizar Seu Estofado

Quando você se senta no seu sofá favorito, não está apenas relaxando; está compartilhando espaço com uma miríade de pequenos inquilinos. Os ácaros, esses seres microscópicos, têm uma vida agitada nos seus estofados. Vamos explorar de forma rápida, além da superfície e

Leia mais »
Desinfecção de áreas inundadas, Enchentes e Controle Pragas

Enchentes e Pragas: Riscos e Soluções

As enchentes, frequentemente desencadeadas por chuvas intensas e desequilíbrios climáticos, têm efeitos devastadores em várias frentes. Além dos danos materiais óbvios, como casas inundadas e infraestruturas danificadas, esses eventos

Leia mais »