O que atrai lesmas?

O que atrai lesmas

Lesmas e caracóis são moluscos gastrópodes que, em geral, possuem hábitos terrestres e rastejam pelo solo, deixando uma “meleca” por onde passam. Esse bichinho causa repulsa pelo seu aspecto gelatinoso e pelo rastro que deixam.

Aparentemente, eles não causam nenhum mal, pois devido a sua lenta forma de se locomover, não conseguem atacar outros animais. Eles se protegem entrando para dentro do casco, no caso dos caracóis e adotando hábitos noturnos, que tornam mais difícil a sua visibilidade.

Porém, como a maioria das pragas, eles podem ser vetores de algumas doenças, como a esquistossomose e a angiostrongilíase abdominal, por exemplo, que podem ser transmitidas aos humanos e aos animais de estimação. Além disso, podem acabar trazendo alguns prejuízos no caso de plantas ornamentais ou alimentícias.

O que atrai as lesmas?

As lesmas e caracóis são atraídos por algumas espécies de plantas que servem de alimento e costumam se abrigar dentro de jardins e plantações, em locais úmidos e escuros. Algumas das plantas e ervas que as lesmas gostam de comer são:

  •       Repolhos, alfaces, agrião, espinafre e couves;
  •       morangos (frutas);
  •       plantas de pimenta e pimentão;
  •       abobrinha e abóboras;
  •       pepinos;
  •       nabo;
  •       feijão e lentilha;
  •       mostarda;
  •       aipo;
  •       trigo;
  •       rabanetes, cenouras, aspargos e ervilhas;
  •       manjericão;
  •       verbena de limão;
  •       salsa;
  •       endro;
  •       manjerona.

Armadilhas para lesmas e caracóis

Para retirar as lesmas e caracóis da sua plantação, você pode utilizar algumas armadilhas:

Uma delas, é enterrar um copo e colocar cerveja ou leite e ir substituindo ao longo dos dias. Se as lesmas estiverem escapando, troque por uma mistura de mel, levedura e um pouco de água, tudo fervido até ficar grudento.

Você também pode tentar utilizar farinha de trigo. Coloque duas colheres de sopa em um pote e deixe-o de lado. Mantenha a farinha seca, e ela matará as lesmas expandindo-se dentro delas.

Outra opção é colocar recipientes ou caixas de madeira, papelão ou vasos em uma área úmida e coloque folhas de repolho, cascas de frutas cítricas umedecidas ou ração seca.

Ao atraí-las com algumas dessas opções, retire-as e leve-as para um local longe da sua plantação. Procure proteger as armadilhas da chuva e de outros animais.

Busque ajuda profissional

Em caso de uma infestação de lesmas, pode ser necessário contratar um profissional, pois, as lesmas podem ser pragas de difícil combate, exigindo um manejo integrado de controle.

A Unicontrol contribui há mais de 40 anos para o controle de pragas. Nossas unidades possuem licenciamento completo em todos os órgãos ambientais e nossas equipes são devidamente capacitadas através de um programa permanente de treinamentos técnicos e segurança do trabalho (incluindo as NRs pertinentes).

O controle de lesmas é realizado por meio das iscas granuladas, que são colocadas em gramados, jardins e, quando necessário, nos pontos de monitoramento para roedores (porta-iscas).

O produto agirá tanto ao ser ingerido pela lesma, quanto por contato, e isso fará com que esse molusco seque.

Quando há problema com lesmas dentro da residência, utilizamos o granulado quando não há presença de animais domésticos, para evitar intoxicação.

Possuímos diversos serviços de controle de pragas. Entre em contato e solicite um orçamento gratuito para sua casa, condomínio ou empresa. Disponibilizamos atendimento em todas as regiões do Brasil.

Perguntas frequentes sobre Lesmas

O que são lesmas e quais são seus hábitos?

Lesmas são moluscos gastropodes terrestres que se locomovem rastejando pelo solo, deixando um rastro viscoso. Elas têm hábitos noturnos, o que torna mais difícil vê-las durante o dia.

As lesmas são prejudiciais?

Embora pareçam inofensivas devido à sua lenta locomoção, lesmas podem ser vetores de doenças como esquistossomose e angiostrongilíase abdominal, além de causarem danos a plantas ornamentais e alimentícias.

Quais condições atraem lesmas?

Lesmas são atraídas por ambientes úmidos e escuros. Jardins e plantações com essas condições são ideais para sua proliferação.

Quais plantas são mais suscetíveis ao ataque de lesmas?

Lesmas têm preferência por uma variedade de plantas, incluindo repolho, alface, espinafre, morango, plantas de pimenta, abobrinha, pepino, nabo, feijão, lentilha, mostarda, aipo, trigo, rabanete, cenoura, aspargos e ervilhas.

Como posso controlar lesmas usando armadilhas?

Você pode usar armadilhas como copos enterrados com cerveja ou leite, que devem ser trocados regularmente. Outras opções incluem farinha de trigo em um pote para atrair e matar lesmas por expansão interna, ou colocar recipientes com folhas de repolho e cascas de frutas cítricas para atraí-las e depois removê-las.

Quais são algumas dicas para prevenir infestações de lesmas?

Manter jardins limpos, evitar áreas excessivamente úmidas, e usar armadilhas naturais são métodos eficazes. Também é recomendado inspecionar regularmente o jardim, especialmente durante a noite.

Quais métodos profissionais são usados para controlar lesmas?

A Unicontrol utiliza iscas granuladas que agem por ingestão ou contato, secando as lesmas. Essas iscas são aplicadas em gramados, jardins e pontos de monitoramento quando necessário.

O que fazer se houver uma infestação de lesmas dentro de casa?

Para infestações internas, especialmente se houver animais de estimação, é importante usar métodos seguros, como granulados específicos que não causam intoxicação.

A Unicontrol oferece consultoria para problemas com lesmas?

Sim, a Unicontrol oferece consultoria e serviços personalizados para controle de pragas, incluindo lesmas, com técnicos qualificados e métodos eficazes de tratamento.

Como posso solicitar um serviço da Unicontrol para controle de lesmas?

Você pode entrar em contato com a Unicontrol através do seu site ou central de atendimento para solicitar um orçamento gratuito e obter mais informações sobre os serviços disponíveis na sua região.

Avalie

Potó: O Besouro-de-Fogo e seus Perigos no Brasil

Se você já passeou em uma noite quente e úmida nas regiões tropicais do Brasil, pode ter notado um pequeno besouro de cor preta com manchas vermelhas ou alaranjadas em suas asas. Este é o besouro-potó, também conhecido como besouro-de-fogo, do gênero Paederus.

Leia mais »
Limpeza de estofado

5 Motivos para Higienizar Seu Estofado

Quando você se senta no seu sofá favorito, não está apenas relaxando; está compartilhando espaço com uma miríade de pequenos inquilinos. Os ácaros, esses seres microscópicos, têm uma vida agitada nos seus estofados. Vamos explorar de forma rápida, além da superfície e

Leia mais »
Desinfecção de áreas inundadas, Enchentes e Controle Pragas

Enchentes e Pragas: Riscos e Soluções

As enchentes, frequentemente desencadeadas por chuvas intensas e desequilíbrios climáticos, têm efeitos devastadores em várias frentes. Além dos danos materiais óbvios, como casas inundadas e infraestruturas danificadas, esses eventos

Leia mais »