Cada vez mais, vemos um crescimento do aparecimento de escorpiões nas regiões urbanas. A cada ano são registradas mais cidades com infestação de escorpiões e mais pessoas buscando ajuda em hospitais por terem sido picadas por essa praga. Em 2018, o Ministério da Saúde registrou 141 mil casos em todo o país.
No Brasil, existem 185 espécies de escorpiões, sendo quatro delas consideradas perigosas e uma delas o famoso Escorpião Amarelo.
Os escorpiões têm conseguido se adaptar facilmente à vida urbana. Isso se dá, pois cada vez mais regiões são desmatadas e queimadas, fazendo com que eles busquem abrigo em outros locais. Logo encontram muitos locais para se abrigar em meio a construções, frestas residenciais e ambientes com lixo acumulado.
Além disso, eles se reproduzem facilmente. Algumas espécies, como o famoso escorpião amarelo, só possuem fêmeas e elas são capazes de gerar até 160 filhotes durante a sua vida, que dura em torno de 4 anos.
Outros fatores que contribuem para essa mudança no habitat dos escorpiões, são as mudanças climáticas, que favorecem sua proliferação em regiões quentes e úmidas e a oferta do seu principal alimento, que é grande nas regiões urbanas: baratas.
ACIDENTES COM ESCORPIÕES
Os acidentes com escorpiões costumam ocorrer com mais frequência na primavera e no verão, com a proliferação, devido ao seu período de reprodução. Eles podem ser leves, moderados ou graves.
Nos casos mais leves, ocorre dor e dormência local. O tratamento é feito com anestésico local e remédios para os sintomas.
Nos casos moderados, a dor pode ser mais intensa e geralmente associada a outros sintomas como náuseas e vômitos, taquicardia, sudorese e salivação. É necessário o uso de soro antiescorpiônico e cuidados com os sinais vitais.
Em casos graves, os sintomas citados anteriormente aparecem com mais intensidade, podendo ainda causar convulsão, coma, insuficiência cardíaca e até à morte. O tratamento é feito com maiores doses do soro antiescorpiônico e demais cuidados hospitalares.
O QUE FAZER AO ENCONTRAR UM ESCORPIÃO?
Ao se deparar com um escorpião, é preciso tomar cuidado. Evite pegá-lo com as mãos e tenha cuidado se for matá-lo para não levar uma picada. O ideal, se possível, é colocar o animal dentro de um vidro e notificar a Vigilância Sanitária ou órgão responsável na sua região.
O QUE FAZER EM CASO DE ACIDENTE?
Evite ingerir qualquer coisa após a picada e não coloque gelo no local. Segundo Denise Cândido, bióloga do Instituto Butantan, o primeiro passo é lavar a região com água e sabão.
Para ajudar com o alívio da dor, pode ser colocado compressa de água morna e é necessário buscar ajuda médica imediatamente, onde o paciente será examinado e encaminhado para alguma unidade de saúde que tenha soro antiescorpiônico.
PROCURE AJUDA ESPECIALIZADA
Ao identificar que há uma infestação de escorpiões na sua residência, condomínio ou empresa, busque ajuda o mais rápido possível para evitar acidentes com seus familiares e funcionários.
Entre em contato e faça um orçamento. Para cada situação, há uma solução. A Unicontrol contribui há mais de 40 anos para o controle de pragas urbanas. Atua em todo o Brasil.
Nossas unidades possuem licenciamento completo em todos os órgãos ambientais e nossas equipes são devidamente capacitadas através de um programa permanente de treinamentos técnicos e segurança do trabalho (incluindo as NRs pertinentes). Levamos aos clientes as melhores tecnologias do setor, incluindo apps, sistemas, produtos e equipamentos de ponta, oferecendo, assim, um pacote completo, competitivo e diferenciado de serviços para residências, empresas e indústrias de todos os portes (inclusive empresas agrícolas e produtores de grãos).