ESCORPIÃO: Os mais temidos pelos humanos!

ESCORPIÃO: Os mais temidos pelos humanos

Com o avanço das construções nas regiões, e consequentemente o desmatamento das cidades os escorpiões avançam, e chegam até as residências, escritórios, galpões, empresas e outros locais que oferecem abrigo e alimento.

Em diversos pontos do país foram registrados casos de ocorrências com escorpiões. Somente no Estado de São Paulo, foram registrados mais de 24 mil casos de Janeiro a Julho deste ano.

Esses aracnídeos, agora considerados pragas urbanas, representam um perigo crescente que deve ser controlado para prevenir acidentes e garantir nossa segurança.

Agosto e Setembro: meses de reprodução dos escorpiões

Agosto e setembro são meses cruciais para a reprodução dos escorpiões, devido ao aumento das temperaturas. Durante esse período, os escorpiões se tornam mais ativos à noite, buscando parceiros para o acasalamento.

É importante tomar medidas de prevenção para evitar encontros indesejados com esses aracnídeos durante essa temporada.

As três principais espécies que ocorrem no Brasil, são:

  1. Tityus serrulatus:  Conhecido como escorpião amarelo, e que mais causa acidentes, seu veneno é perigoso para saúde humana, seu veneno ataca o sistema nervoso da vítima.
  2. Tityus bahiensis: Os escorpiões marrons causam acidentes frequentes nas áreas rurais. Não são considerado animais tão agressivos se compararmos com as outras espécies. Seu veneno não é tão perigoso em relação ao escorpião amarelo.
  3. Bothriurus bonariensis: O escorpião preto é considerado o mais “tranquilo” entre as duas espécies citada acima, mas sua picada é dolorosa, e pode causar graves acidentes em crianças.

Como me prevenir contra os escorpiões?

  • Não descarte lixos e entulhos perto do seu ambiente;
  • Inspecione se existem buracos e frestas nas paredes, deixe-os fechados sempre;
  • Verifique roupas e sapatos antes de dormir, eles podem ser abrigos de escorpiões;
  • Evite guardar madeiras velhas ou materiais em desuso em casa;
  • Deixe o ambiente sempre higienizado e cuide de vazamentos, que deixam o ambiente úmido e propício para os escorpiões.

Encontrei um escorpião, e agora? Chame um profissional!

Nunca tente fazer o controle dos escorpiões por conta própria, pois essa praga requer um controle especializado.

A Unicontrol há mais de 40 anos contribui para o controle de pragas urbanas. Nossas unidades possuem licenciamento completo em todos os órgãos ambientais e nossas equipes são devidamente capacitadas através de um programa permanente de treinamentos técnicos e segurança do trabalho (incluindo as NRs pertinentes).

Entre em contato e solicite um orçamento gratuito para sua casa, condomínio ou empresa. Disponibilizamos atendimento em todas as regiões do Brasil. Não permita que os escorpiões ameacem sua paz – tome medidas preventivas para proteger sua família, empresa e lar.

Michele Mendes – Bióloga
CRBio 118554/03 – D

Avalie

Potó: O Besouro-de-Fogo e seus Perigos no Brasil

Se você já passeou em uma noite quente e úmida nas regiões tropicais do Brasil, pode ter notado um pequeno besouro de cor preta com manchas vermelhas ou alaranjadas em suas asas. Este é o besouro-potó, também conhecido como besouro-de-fogo, do gênero Paederus.

Leia mais »
Limpeza de estofado

5 Motivos para Higienizar Seu Estofado

Quando você se senta no seu sofá favorito, não está apenas relaxando; está compartilhando espaço com uma miríade de pequenos inquilinos. Os ácaros, esses seres microscópicos, têm uma vida agitada nos seus estofados. Vamos explorar de forma rápida, além da superfície e

Leia mais »
Desinfecção de áreas inundadas, Enchentes e Controle Pragas

Enchentes e Pragas: Riscos e Soluções

As enchentes, frequentemente desencadeadas por chuvas intensas e desequilíbrios climáticos, têm efeitos devastadores em várias frentes. Além dos danos materiais óbvios, como casas inundadas e infraestruturas danificadas, esses eventos

Leia mais »