Com o avanço das construções nas regiões, e consequentemente o desmatamento das cidades os escorpiões avançam, e chegam até as residências, escritórios, galpões, empresas e outros locais que oferecem abrigo e alimento.
Em diversos pontos do país foram registrados casos de ocorrências com escorpiões. Somente no Estado de São Paulo, foram registrados mais de 24 mil casos de Janeiro a Julho deste ano.
Esses aracnídeos, agora considerados pragas urbanas, representam um perigo crescente que deve ser controlado para prevenir acidentes e garantir nossa segurança.
Agosto e Setembro: meses de reprodução dos escorpiões
Agosto e setembro são meses cruciais para a reprodução dos escorpiões, devido ao aumento das temperaturas. Durante esse período, os escorpiões se tornam mais ativos à noite, buscando parceiros para o acasalamento.
É importante tomar medidas de prevenção para evitar encontros indesejados com esses aracnídeos durante essa temporada.
As três principais espécies que ocorrem no Brasil, são:
- Tityus serrulatus: Conhecido como escorpião amarelo, e que mais causa acidentes, seu veneno é perigoso para saúde humana, seu veneno ataca o sistema nervoso da vítima.
- Tityus bahiensis: Os escorpiões marrons causam acidentes frequentes nas áreas rurais. Não são considerado animais tão agressivos se compararmos com as outras espécies. Seu veneno não é tão perigoso em relação ao escorpião amarelo.
- Bothriurus bonariensis: O escorpião preto é considerado o mais “tranquilo” entre as duas espécies citada acima, mas sua picada é dolorosa, e pode causar graves acidentes em crianças.
Como me prevenir contra os escorpiões?
- Não descarte lixos e entulhos perto do seu ambiente;
- Inspecione se existem buracos e frestas nas paredes, deixe-os fechados sempre;
- Verifique roupas e sapatos antes de dormir, eles podem ser abrigos de escorpiões;
- Evite guardar madeiras velhas ou materiais em desuso em casa;
- Deixe o ambiente sempre higienizado e cuide de vazamentos, que deixam o ambiente úmido e propício para os escorpiões.
Encontrei um escorpião, e agora? Chame um profissional!
Nunca tente fazer o controle dos escorpiões por conta própria, pois essa praga requer um controle especializado.
A Unicontrol há mais de 40 anos contribui para o controle de pragas urbanas. Nossas unidades possuem licenciamento completo em todos os órgãos ambientais e nossas equipes são devidamente capacitadas através de um programa permanente de treinamentos técnicos e segurança do trabalho (incluindo as NRs pertinentes).
Entre em contato e solicite um orçamento gratuito para sua casa, condomínio ou empresa. Disponibilizamos atendimento em todas as regiões do Brasil. Não permita que os escorpiões ameacem sua paz – tome medidas preventivas para proteger sua família, empresa e lar.
Michele Mendes – Bióloga
CRBio 118554/03 – D