Entrou um inseto no meu ouvido, e agora?

Entrou um inseto no meu ouvido, e agora?

Com as altas temperaturas e os insetos aparecendo, uma situação pode gerar incômodo: você sabia que é bastante comum que insetos entrem no ouvido das pessoas? Principalmente nessa época do verão, em que as pessoas passam mais tempo na rua, ao ar livre. Também é normal que muitos insetos entrem nas residências ao entardecer, por serem atraídos pelas nossas luzes artificiais.

Por isso, o desagradável incidente pode ocorrer com insetos como: moscas, pequenas baratas, mariposas e besouros, por exemplo.

Sintomas causados pela entrada do inseto

Quando um inseto entra no ouvido pode provocar bastante desconforto, gerando sintomas como dificuldade para ouvir, intensa coceira, dor ou a sensação de que algo está se movendo.

Nestes casos, deve-se evitar a vontade para coçar o ouvido, assim como também se deve evitar remover o que está no seu interior com o dedo ou um cotonete, pois isso pode fazer com que o inseto fique mais agitado, piorando os sintomas. Existe possibilidade do inseto estar vivo e tentando sair, o que causa pequenos ferimentos devido a seus movimentos.

Nestes casos é necessário manter a calma e evitar coçar a orelha para não aumentar a movimentação do inseto e, com isso, o risco de danos.

O que fazer quando um inseto entrar no ouvido?

Procure manter a calma e não tocar na orelha, principalmente se a pessoa afetada for uma criança. Evite tentar remover o inseto com hastes, pois isso pode empurrar o inseto ainda mais ou causar danos ao ouvido. Incline a cabeça para o lado da orelha afetada e agite suavemente, para tentar tirar o inseto.

Uma tentativa que pode ajudar a retirar o inseto ouvido, é usar gotas de óleo, pois ele lubrifica o canal auditivo facilitando que o inseto escorregue para o exterior, ou utilizar uma folha de grama limpa para que o inseto se agarre nela e você possa puxá-lo para fora, sem correr risco de perfurar alguma parte do canal auditivo.

Caso não consiga retirar o inseto do ouvido, é aconselhável buscar ajuda médica imediatamente. Após resolver esse problema, faça uma avaliação com um otorrinolaringologista. Somente ele poderá fazer uma avaliação da situação e propor um tratamento adequado, evitando que surjam problemas posteriores, se for o caso.

Infestação de insetos? Procure ajuda profissional!

É comum passarmos por situações desagradáveis com insetos, principalmente na primavera e no verão, época que são propícias para infestações de várias espécies. Por isso, precisando de ajuda para solucionar esse problema, não hesite em buscar ajuda profissional para exterminá-los de vez!

A Unicontrol atua há mais de 40 anos com o controle de pragas urbanas. Nossas unidades possuem licenciamento completo em todos os órgãos ambientais e nossas equipes são devidamente capacitadas através de um programa permanente de treinamentos técnicos e segurança do trabalho (incluindo as NRs pertinentes).

Entre em contato e solicite um orçamento gratuito para sua casa, condomínio ou empresa.  Possuímos diversos serviços de controle de pragas. Disponibilizamos atendimento em todas as regiões do Brasil.

Perguntas frequentes sobre Insetos entrando no ouvido

É comum que insetos entrem no ouvido humano?

Sim, é bastante comum, especialmente durante o verão, quando as pessoas passam mais tempo ao ar livre e os insetos são atraídos pelas luzes artificiais em nossas casas.

Quais insetos costumam entrar nos ouvidos?

Moscas pequenas, baratas, mariposas e besouros são alguns dos insetos que podem entrar nos ouvidos das pessoas.

Quais são os sintomas causados por um inseto no ouvido?

A presença de um inseto no ouvido pode causar dificuldade para ouvir, intensa coceira, dor e a sensação de que algo está se movendo dentro do ouvido.

O que devo evitar fazer se um inseto entrar no meu ouvido?

Evite coçar o ouvido e tentar remover o inseto com dedos ou objetos como cotonetes, pois isso pode agitar o inseto e agravar os sintomas.

Existe a possibilidade de o inseto estar vivo dentro do ouvido?

Sim, há uma chance de que o inseto esteja vivo e tentando sair, o que pode causar pequenos ferimentos devido aos seus movimentos.

Como devo proceder se um inseto entrar no meu ouvido?

Mantenha a calma, não toque no ouvido e incline a cabeça para o lado afetado, tentando agitar suavemente para que o inseto saia.

Posso usar algum produto para ajudar a remover o inseto?

Você pode usar gotas de óleo para lubrificar o canal auditivo, o que pode ajudar o inseto a escorregar para fora. Não use água, pois pode fazer com que o inseto se movimente mais.

E se o inseto não sair do ouvido com essas medidas?

Se o inseto não sair após tentar essas medidas, é essencial procurar ajuda médica imediatamente para remover o inseto de forma segura.

Devo procurar um médico após o inseto ser removido?

Sim, após resolver o problema, é aconselhável fazer uma avaliação com um otorrinolaringologista para garantir que não houve danos ao ouvido e discutir possíveis tratamentos para prevenir infecções.

Como posso evitar que insetos entrem em minha casa?

Para evitar infestações e entrada de insetos, mantenha o ambiente limpo, use lixeiras com tampas, vede ralos e frestas de portas e janelas, e mantenha as luzes externas apagadas quando não forem necessárias, pois atraem insetos.

Avalie

Potó: O Besouro-de-Fogo e seus Perigos no Brasil

Se você já passeou em uma noite quente e úmida nas regiões tropicais do Brasil, pode ter notado um pequeno besouro de cor preta com manchas vermelhas ou alaranjadas em suas asas. Este é o besouro-potó, também conhecido como besouro-de-fogo, do gênero Paederus.

Leia mais »
Limpeza de estofado

5 Motivos para Higienizar Seu Estofado

Quando você se senta no seu sofá favorito, não está apenas relaxando; está compartilhando espaço com uma miríade de pequenos inquilinos. Os ácaros, esses seres microscópicos, têm uma vida agitada nos seus estofados. Vamos explorar de forma rápida, além da superfície e

Leia mais »
Desinfecção de áreas inundadas, Enchentes e Controle Pragas

Enchentes e Pragas: Riscos e Soluções

As enchentes, frequentemente desencadeadas por chuvas intensas e desequilíbrios climáticos, têm efeitos devastadores em várias frentes. Além dos danos materiais óbvios, como casas inundadas e infraestruturas danificadas, esses eventos

Leia mais »