CUPINS: Tudo o que você precisa saber para se livrar deles!

CUPINS: Tudo o que você precisa saber para se livrar deles!

Quem já não teve algum móvel destruído por cupins, não é mesmo? Esse pequeno inseto pode trazer prejuízos enormes se conseguir se instalar e proliferar em um móvel e até mesmo em construções, nas suas partes mais profundas. Por isso, muitas vezes acabar com uma colônia de cupins não é nada fácil.

Existem diversas espécies de cupins, e assim como a grande maioria dos seres vivos, eles têm um importante papel no funcionamento do ecossistema, como por exemplo, aerar o solo. Acontece que com o aumento das regiões urbanas, eles acabam se instalando onde podem para conseguir buscar alimento. Com isso, acabam muitas vezes destruindo nossos móveis e até mesmo roupas e documentos também podem ser atingidos.

Além disso, algumas espécies como o cupim de solo conseguem se infestar até mesmo a fundação de prédios e obras antes mesmo delas serem concluídas.

FIQUE ATENTO AOS SINAIS

Para identificar quando a presença de cupins já se tornou uma infestação, fique atento aos seguintes sinais:

  • Asas de cupim: Os cupins alados saem para buscar parceiros para reprodução. Quando perdem as asas, já acharam um local para ser sua morada. Pode ser que ainda não seja muito sério, mas é provável que esteja iniciando-se uma infestação.
  • Farelos de cupim: os farelos costumam aparecer quando já há uma infestação mais grave, pois, a colônia na busca de mais espaço, começa a descartar seus excrementos, por isso aparecem aqueles farelinhos nos cantos dos móveis infestados.
  • Furinhos nas superfícies: furinhos em madeiras, gessos e tecidos podem ser sinal da infestação. É por onde eles entram e saem e muitas vezes jogam fora seus excrementos;
  • Madeira oca e quebradiça: um sinal claro de uma infestação avançado. Como eles destroem os móveis de dentro pra fora, muitas vezes, as pessoas só percebem quando a madeira quebra facilmente. Quando ela não chega a quebrar, é possível perceber um som oco.
  • Túneis de terra: os cupins de solo fazem essa estrutura para poderem se movimentar com segurança e proteger-se da luz, muitas vezes, danificando inclusive paredes e fiações elétricas.

VENENO NÃO RESOLVE O PROBLEMA

É muito comum as pessoas tentarem utilizar vernizes e revestimentos especiais contra cupins, querosene, creolina, entre outros produtos. Porém todas essas tentativas são meramente paliativas. Resolvem o problema naquele momento, mas logo eles voltam a aparecer. O ideal é contratar uma descupinização com empresas especializadas, que geralmente dão em torno de 5 anos de garantia.

Para evitar prejuízos ao seu patrimônio, a Unicontrol utiliza técnicas e equipamentos que vão do pincelamento a microinjeção, pulverização/atomização e fumaça para a eliminação de cupins nas mais diversas estruturas. O que determinará o método utilizado será o tipo de inseto e características da área ou objeto a ser tratado, podendo, inclusive, haver intervenção em áreas e objetos próximos para evitar a proliferação ou migração destes insetos para novos locais desprotegidos.

Atuamos há mais de 40 anos com o controle de pragas urbanas. Nossas unidades possuem licenciamento completo em todos os órgãos ambientais e nossas equipes são devidamente capacitadas através de um programa permanente de treinamentos técnicos e segurança do trabalho (incluindo as NRs pertinentes).

Entre em contato e solicite um orçamento gratuito para sua casa, condomínio ou empresa. Disponibilizamos atendimento em todas as regiões do Brasil.

5/5 - (3 votes)

Potó: O Besouro-de-Fogo e seus Perigos no Brasil

Se você já passeou em uma noite quente e úmida nas regiões tropicais do Brasil, pode ter notado um pequeno besouro de cor preta com manchas vermelhas ou alaranjadas em suas asas. Este é o besouro-potó, também conhecido como besouro-de-fogo, do gênero Paederus.

Leia mais »
Limpeza de estofado

5 Motivos para Higienizar Seu Estofado

Quando você se senta no seu sofá favorito, não está apenas relaxando; está compartilhando espaço com uma miríade de pequenos inquilinos. Os ácaros, esses seres microscópicos, têm uma vida agitada nos seus estofados. Vamos explorar de forma rápida, além da superfície e

Leia mais »
Desinfecção de áreas inundadas, Enchentes e Controle Pragas

Enchentes e Pragas: Riscos e Soluções

As enchentes, frequentemente desencadeadas por chuvas intensas e desequilíbrios climáticos, têm efeitos devastadores em várias frentes. Além dos danos materiais óbvios, como casas inundadas e infraestruturas danificadas, esses eventos

Leia mais »