Aumento do risco de contaminação por leptospirose

Aumento do risco de contaminação por leptospirose

Compartilhe

WhatsApp
Telegram
Email
Print

Nas estações mais chuvosas do ano, é comum o aumento do número de casos de leptospirose, principalmente em regiões que sofrem com enchentes.

Isso porque o acúmulo de água faz com que a urina de roedores que vivem nas regiões urbanas se espalhe ao entrar em contato direto ou indireto com as pessoas e animais.

LEPTOSPIROSE, A “DOENÇA DO RATO”

A leptospirose, causada pela bactéria Leptospira, ocorre devido ao contato com a urina de animais infectados, principalmente de ratos. Essa praga que coabita com o ser humano e encontra diversas condições favoráveis por perto para se abrigar e reproduzir é capaz de transmitir diversas doenças nocivas ao homem. No Brasil, são registrados em torno de 3,7 mil casos por ano da “doença do rato”, como é comumente conhecida.

SINTOMAS DA LEPTOSPIROSE

Os principais sintomas da doença são:

  • Pele e olhos amarelados;
  • Urina escura e em menor quantidade;
  • Febre;
  • Dor muscular;
  • Dor de cabeça;
  • Sintomas gastrointestinais.

Se não tratada adequadamente, a doença pode causar insuficiência hepática, danos nos rins, hemorragia pulmonar e meningite. Muitos casos podem inclusive levar a óbito devido ao agravamento da doença.

COMO PREVENIR A LEPTOSPIROSE?

Para evitar a contaminação dessa doença, é preciso tomar alguns cuidados importantes, principalmente nas regiões em que costumam ocorrer enchentes:

  • Sempre que possível, evitar o contato com a água e/ou lama dos alagamentos e enchentes;
  • Pessoas que trabalham em locais atingidos pelas chuvas intensas ou com esgotos, devem usar roupa de proteção adequada;
  • Evitar acúmulo de lixo e entulhos, pois atraem mais roedores e pioram a situação das enchentes.

Uma importante forma de prevenção é realizar a desratização dos locais com infestação de roedores. Procure ajuda profissional para controlar a situação.

A Unicontrol há mais de 40 anos vem contribuindo para o controle de pragas urbanas. Nossas unidades possuem licenciamento completo em todos os órgãos ambientais e nossas equipes são devidamente capacitadas através de um programa permanente de treinamentos técnicos e segurança do trabalho (incluindo as NRs pertinentes).

Para o controle de ratos, a Unicontrol tem um programa completo que se vale de pontos de iscagem monitorados eletronicamente pelo sistema AGC (Aplicativo de Gerenciamento de Campo), uma exclusividade da empresa. O combate a roedores pode ser realizado tanto de forma combativa (eliminando infestações), como preventiva. Da mesma forma que na desinsetização, o cliente pode acessar, através da App Unicontrol Cliente, ou pelo nosso Sistema Web, os laudos de vistoria e mapas de localização das iscas, além de abrir chamados emergenciais, visualizar estatísticas de controle e consumos das iscas, e avaliar os controladores de pragas, responsáveis pelo atendimento. Entre em contato e solicite um orçamento gratuito, disponibilizamos atendimento em todas as regiões do Brasil.

Avalie

Solicite Orçamento

Aedes do Bem

O que é o Aedes do Bem? Tempo aproximado de leitura 6 minutos  O Aedes do Bem é uma solução biotecnológica inovadora desenvolvida pela Oxitec.

Leia mais »