Muitas pessoas sofrem com a infestação de morcegos em suas casas. Esses animais procuram locais escuros que possam se abrigar durante o dia e sair durante a noite. A presença desses animais em casa não é nada agradável, não é mesmo? Além do susto, os morcegos podem trazer riscos à nossa saúde e causar danos ao patrimônio.
Se você precisa de ajuda para remover morcegos de sua residência, está no lugar certo! A seguir, vamos te explicar como você pode fazer para acabar com esse incômodo.
Morcegos não podem ser mortos: cuidado!
Os morcegos são considerados animais importantes para o ecossistema, já que em alguns casos, promovem a polinização das flores e a dispersão de sementes de diversas plantas, e em outros, auxiliam no controle das populações de alguns insetos noturnos. Esses animais fazem parte da fauna brasileira e são protegidos pela Lei Federal 9.605/98 (Lei do Meio Ambiente), portanto não podem ser mortos indiscriminadamente.
Além disso, não seria uma tarefa fácil, pois o contato direto com os animais, sem o uso de roupas de proteção, pode causar doenças como a raiva. A colocação de venenos também não é uma boa ideia, pois pode dificultar que os corpos sejam encontrados, já que eles costumam se esconder em buracos.
Entre em contato com órgãos ambientais de sua cidade
Você pode ligar para o órgão responsável na sua cidade para que verifiquem o local e encontrem uma solução. Dependendo do local, pode-se entrar em contato com a Vigilância Ambiental ou Centro de Controle de Zoonoses. Se não encontrar nenhum desses órgãos disponíveis na sua cidade, entre em contato com a prefeitura para se informar como proceder. Porém sabemos que, infelizmente, nem sempre eles possuem um canal de contato adequado ou uma equipe para resolver este tipo de situação. Se você perceber a presença de morcegos na sua residência, pode tentar espantá-los do local e após isso, fechar todas as aberturas que servem como entrada e saída para esses animais.
Como espantar os morcegos?
Os morcegos costumam abrigar-se em forros, sótãos, porões e qualquer lugar escuro que possam se esconder da luz e dos ruídos do dia. Para espantá-los, você deve esperar o anoitecer, até que eles saiam e utilizar alguns itens que tenha em casa, que possam causar incômodo para os morcegos. Pode-se utilizar substâncias como naftalina, fenol, fragância de eucalipto, canela em pó, pois esses odores funcionam como repelentes naturais de morcegos. Outra opção é utilizar itens que emitam algum tipo de luz ou reflexo, como papel alumínio, espelhos e lâmpadas. Repita esse processo no período de hibernação deles que acontece durante o inverno e após espantá-los, feche todos os locais que serviam de entrada para os morcegos para que eles não voltem a se instalar em sua casa.
Busque ajuda especializada
Como você viu, o processo de remover os morcegos pode levar um tempo e não é tão simples assim. Se você perceber que há uma infestação maior, é interessante buscar ajuda de profissionais que entendam os hábitos de vida dos morcegos e possam traçar estratégias adequadas à sua situação. Existem diversos métodos de repelência, vedação e remoção que podem ser adotados para livrar o ambiente destes animais.
A Unicontrol oferece aos clientes todas estas metodologias, possui grande experiência no manejo correto e eficiente de morcegos, seja em indústrias, residências ou unidades de armazenagem, realizando os procedimentos dentro dos padrões legais estabelecidos por IBAMA, ANVISA, Ministério Público e demais órgãos fiscalizadores. Atendemos em todas as regiões do Brasil. Entre em contato e solicite um orçamento.