6 Motivos para manter o controle de pragas em dia no seu restaurante

6 Motivos para manter o controle de pragas em dia no seu restaurante

Não é nada agradável chegar para se alimentar em um restaurante sujo, não é mesmo? Pior ainda, é passar mal depois de comer. Agora imagine encontrar um intruso no meio do seu prato? Extremamente desagradável, né?

Por isso, é de responsabilidade do proprietário ou administrador do restaurante estar atento aos cuidados sanitários do estabelecimento, mantendo em dia o controle de pragas. É melhor prevenir do que remediar, certo? Aliás, nesse caso, é inclusive uma obrigação legal.

Para que não fique nenhuma dúvida, hoje trouxemos 6 motivos pelos quais você deve ter um cuidado especial com a rotina de controle de pragas do seu estabelecimento:

1. EVITAR RISCO DE INTOXICAÇÃO ALIMENTAR

Comida e lixo são duas coisas que atraem todo o tipo de insetos e roedores, como formigas, baratas, mosquitos e ratos. Porém o contato desses animais com os alimentos é extremamente prejudicial para a nossa saúde, pois eles transmitem doenças, através de sua urina, de sua saliva e contato direto com a comida que consumimos. Por isso, é importante manter o ambiente e os materiais de trabalho limpos e organizados diariamente. E além disso, descartar o lixo de maneira adequada, limpar caixas de gordura com frequência e manter em dia os serviços de desinsetização e desratização, por exemplo.

Caso contrário, é possível que haja contaminação dos alimentos, podendo causar intoxicação alimentar.

2. PREZAR PELO BEM-ESTAR DOS CLIENTES

Além de evitar a contaminação dos alimentos, convenhamos que ninguém gosta de estar e muito menos fazer suas refeições em um ambiente sujo.

E ainda, não há nada pior do que encontrar uma mosca, barata ou qualquer outro inseto no meio do seu lanche ou comida.

3. CUIDADO COM A SAÚDE DOS FUNCIONÁRIOS

Da mesma maneira que a falta de cuidados sanitários em um restaurante pode fazer mal aos clientes, também pode atingir seus funcionários. Mesmo que eles não consumam os alimentos, podem acabar se contaminando durante o manuseio dos alimentos. O que pode resultar em funcionários doentes, o que prejudica a equipe e pode resultar em processo trabalhista.

4. REPUTAÇÃO DO ESTABELECIMENTO

Se antes já era perigoso ficar “mal falado” entre os clientes, hoje é ainda pior com o uso da internet, pois a fama negativa pode tomar proporções gigantescas. Uma situação dessas, como a de encontrar inseto na comida, pode ser extremamente prejudicial para a reputação do seu estabelecimento e pode ser difícil de reverter isso.

Também há diversos sites e aplicativos para que os clientes realizem as avaliações de sua experiência no local. Muitas pessoas consultam essas avaliações antes de decidir conhecer um local, fazendo com que você possa perder muitos novos clientes, através de más avaliações.

5. LEGISLAÇÃO

A Resolução de Diretoria Colegiada RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004 o controle de pragas em restaurantes e estabelecimentos do ramo alimentício. Essa legislação abrange desde detalhes da edificação até o processo de aquisição, armazenamento, manipulação e fornecimento dos alimentos.

O item 4.3.1 define que “a edificação, as instalações, os equipamentos devem ser livres de vetores e pragas urbanas.” Por isso, qualquer estabelecimento que trabalhe com alimentos precisa necessariamente se responsabilizar pelo controle de pragas no local.

6. PREJUÍZO FINANCEIRO

A falta de cuidados sanitários no estabelecimento pode ser identificado através de visitas de rotina da Vigilância Sanitária, bem como a visita após denúncias de vizinhos e clientes afetados pelo problema. Se o problema for constatado, pode acarretar em altas multas, dias de fechamento do local para regularização ou até mesmo interdição.

 Por isso, não arrisque. Evite problemas, cuide da reputação do seu restaurante!

A Unicontrol há mais de 40 anos vem contribuindo para o controle de pragas urbanas. Nossas unidades possuem licenciamento completo em todos os órgãos ambientais e nossas equipes são devidamente capacitadas através de um programa permanente de treinamentos técnicos e segurança do trabalho (incluindo as NRs pertinentes).

Possuímos diversos serviços para o controle de pragas no seu estabelecimento. Preze pelo conforto e segurança de seus clientes e funcionários. Entre em contato e solicite um orçamento gratuito para sua casa, condomínio ou empresa. Disponibilizamos atendimento em todas as regiões do Brasil.

4.5/5 - (2 votes)
Limpeza de estofado

5 Motivos para Higienizar Seu Estofado

Quando você se senta no seu sofá favorito, não está apenas relaxando; está compartilhando espaço com uma miríade de pequenos inquilinos. Os ácaros, esses seres microscópicos, têm uma vida agitada nos seus estofados. Vamos explorar de forma rápida, além da superfície e

Leia mais »
Desinfecção de áreas inundadas, Enchentes e Controle Pragas

Enchentes e Pragas: Riscos e Soluções

As enchentes, frequentemente desencadeadas por chuvas intensas e desequilíbrios climáticos, têm efeitos devastadores em várias frentes. Além dos danos materiais óbvios, como casas inundadas e infraestruturas danificadas, esses eventos

Leia mais »